quarta-feira, maio 24, 2006

O SOBREVIVENTE


Isto mesmo, agora com uma nova abordagem, o documentário "Falcão" chega na capa da Revista Época de 3 de abril de 2006.

A matéria fala um pouco sobre a abordagem do documentário com a realidade da sociedade. Conta também com um depoimento EXCLUSIVO de Sérgio Claudio de Oliveira Teixeira, o Fortalece (Capa), único sobrevivente dos 17 entrevistados do documentário de MV Bill e Celso Athayde.

Contando a história do garoto, a revista usa certas frases impactantes.
Veja algumas delas...


" Claudio nasceu de 7 meses, por que o pai era um viciado, um menino minúsculo com orelhas Enormes"



"Aos 10 anos entrou no caminho errado e ganhou o Vulgo Fortalece"


"Serginho Fortalece, ficou invisivel por 21 anos. Emergiu há uma semana como único sobrevivente do documentário "Falcão, Meninos do Tráfico. O único vivo de um grupo de 17 garotos".



Tratando do assunto da mídia e transmissão do documentário, a jornalista Eliane Brum acrescenta:

"Não que o país não estivesse cansado de saber. A diferença é que foi obrigado a ver. A rotina das favelas invadiu os lares...E invadiu pela tela da TV Globo, líder de audiência, em horário nobre, na noite de domingo, logo após o jantar, quando as famílias de classe média se reúnem. Foi impossível sair da poltrona"

Palavras de Mv Bill sobre o sobrevivente, "Ele se tornou ponto de luz. Ajudar esse maluco é transformá-lo num marco de possibilidades, provar que esta história pode ser virada. O que mais se viu pelo Brasil foram garotos com sonhos adiados. Realizar o sonho de um deles é mostrar a possibilidade de todos eles"


Me perdõem, tudo isso é muito bonito, mas tirando o sobrevivente do documentário, nenhum outro jovem está sendo auxiliado. Por isso a falta de ética, divulgar com certeza é importante, mas fazer desse assunto um drama não ajuda em nada...
Tudo bem que MV Bill quer ajudar este adolescente em primeiro momento, mas e o resto do Brasil?

Ah! já sei...

Fica em casa assistindo TV, se puder ainda compra a revista, o livro, vai ao cinema no dia 12 de outubro assistir ao documentário na integra e o tráfico continua acontecendo.

Cristina Pierini & Vanessa Correa