quarta-feira, maio 24, 2006

A MÍDIA E SEUS FRUTOS SOCIAIS

Como a sociedade é algo que precisa de parametros a serem seguidos e a mídia como parte desta também deve seguir a mesma linha, entrevistamos a Assistena Social Zédica Verona Ferreu que trabalha na Casa da Liberdade com jovens e adolescentes dos morros de Florianópolis - SC.

Segundo a assistente social a veiculação do documentário na globo teve dois pontos: um positivo e outro negativo, contando dos pontos de moral e ética.

"O negativo foi o de mostrar este documentário para toda a população em horário nobre, pois muita gente não sabe o que é um trabalho social e acaba por julgar aquelas crianças e seus pais, quando na verdade o culpado é o governo. Como eu mesma ouvi amigos meus comentando sobre as crianças do documentário -Nossa, que Demônios!"

O lado positivo foi que serviu de alerta para os políticos que não fazem absolutamente nada, pois a sociedade vive de acordo com o que os políticos fazem, e como não utilizam bem as verbas acaba por acontecer isto.

O documentário acarretou sem dúvida em um aumento da discriminação para com moradores de morros e favelas brasileiras, pois segundo a assistente o programa mostrou muitas barbaridades
"Aqui na escola mesmo, pude analisar que serviu de exemplo para muitos alunos que vivem esta realidade, o que glamourizou esta vida.

O benefício advindo com este documentário "Falcão, meninos do tráfico" foi nulo, poderia sim acrescentar se trouxesse sugestões de ações tanto políticas quanto sociais.

Entrevista concedida a Cristina Pierini em 24/05/2006.