terça-feira, maio 23, 2006

IMPRENSA E ÉTICA COMBINAM?

"A imprensa tem o desafio de buscar "ser mais sofisticada e plural, capaz de julgar situações, não personagens, de ser contra ou a favor dos atos do governo – não contra ou a favor de governos" (Luis Nassif, 2003)


"A dissecação dos casos de falhas éticas cometidas pela imprensa é um dos desafios para a superação do jornalismo que hoje nos serve"Patricia Ozorez Polacow


Mimetismo Midiático:

Esta é imitação delirante, levada ao extremo, provoca um efeito bola-de-neve e funciona como uma espécie de auto-intoxicação: quanto mais os meios de comunicação falam de um assunto, mais se persuadem, coletivamente, de que este assunto é indispensável, central, capital, e que é preciso dar-lhe ainda mais cobertura, consagrando-lhe mais tempo, mais recursos, mais jornalistas. Assim os diferentes meios de comunicação se auto-estimulam, superexcitam uns aos outros, multiplicam cada vez mais as ofertas e se deixam arrastar para a superinformação numa espécie de espiral vertiginosa, inebriante, até a náusea.

Bem, estudos apontam qual o ponto de equilibrio que a mídia deve ter, assim como respeitar a informação e as pessoas que constam nas entrelinhas destas.

Conforme o artigo 13 do código de ética do Jornalista.
"O jornalista deve evitar a divulgação de fatos:
a) Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.

Como Jornalistas, acreditamos que isto também vale para a Mídia em geral, televisão, rádio, jornais impresso e etc.
Pois como não há um código direcionado a estes veículos especificos, que a ètica do Jornalista, profissional da comunicação possa se encaixar num parametro de Ética.

Cristina Pierini & Vanessa Correa