segunda-feira, março 27, 2006

O LIVRO


Falcão - Meninos do Tráfico.

Durante seis anos o cantor de rap MV Bill e o produtor Celso Athayde percorreram comunidades pobres em todo o país. E registraram, em 90 horas de fita, a rotina, dia e noite, desses jovens sem futuro.

Este livro é um contundente relato pessoal de Celso Athayde e MV Bill dos bastidores da produção de um documentário explosivo sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas em diversas partes do país. Narrado em primeira pessoa, o livro revela as dramáticas experiências que Celso e Bill vivenciaram antes e durante a realização do documentário Falcão, projeto que iniciaram em 1998 e terminaram em 2006. Os autores também discutem temas polêmicos como racismo, segurança pública, repressão policial e a importância do Hip Hop para a juventude que vive nas favelas. Com uma câmera na mão e a coragem de enfrentar o inesperado, Bill e Celso recolheram imagens e depoimentos estarrecedores. Dos 17 meninos entrevistados, 16 morreram ao longo da produção do documentário. O objetivo dos autores foi mostrar o lado humano destes jovens. Suas razões, suas angústias, suas loucuras, seus sonhos, suas maldades e contradições.


FALCÃO - MENINOS DO TRÁFICO OU MENINOS QUE INVADIRAM A MÍDIA?

O retrato de uma geração perdida. Você vai entrar no universo de jovens que trabalham no tráfico de drogas - crianças ainda que carregam armas e morrem, sempre, cedo demais.(Chamada utilizada pelo Fantástico para a reportágem)




Em meados da semana da Solidariedade entre os Povos na Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial. O programa da rede globo “Fantástico”, faz uma mostra do documentário “Falcão – Meninos do Trafico”, estas reportagens que há seis anos o cantor de rap MV Bill e o produtor Celso Athayde vêm colhendo em comunidades pobres de todo o país. O registro esta em 90 horas de fita, a rotina, dia e noite, desses jovens sem futuro.

Imagens como estas tem chocado todo Brasil, com o título que já não transpassava boa coisa, a maioria da população brasileira acompanhou e continua acompanhando o desenrolar de mais uma história. Mas será que até mesmo a data do surgimento deste assunto foi pura coincidência?

Se sintonizarmos em várias emissoras, poderemos ver o quanto este fato esta sendo trabalhado, mas qual o benefício Social que esta por trás de todo alvoroço de imagens e discussões?

Com certeza discutir o fututro do país é importante, principalmente quando se trata de fatos como este, a falta de humanidade com essa classe e também de possibilidades e oportunidades, mas será que este sensacionalismo todo que esta sendo feito pela rede globo de televisão nos ultimos dias terá um retorno positivo ou somente estará aumentando a discriminação com esta classe que é cada vez mais humilhada na sociedade.

Fatos nos levam a dúvidar, pois para movimentar o governo e a população não é preciso chocar tantas famílias. Pois isso é um assunto que requer ação tanto do governo como da população e nao esperar sentados por mais informações, por mais um drama da vida real na televisão.

Cristina Pierini & Vanessa Corrêa